FENABOR

SOMOS TRABALHADORES E O NOSSO PODER VEM DA NOSSA SOLIDARIEDADE: palavra de ordem que marcou o Encontro Sindical Bilateral Brasil – Turquia

Nesta segunda-feira, dia 30 de Setembro, foi realizado no Hotel Tryp By Wyndham em Izmit, o primeiro e histórico Encontro de Intercâmbio Bilateral Sindical do Setor da Borracha e Pneumáticos Brasil-Turquia.
Antes do início das palestras, o presidente do Sindicato dos Borracheiros da Turquia (Lastik-Is), Alaaddin Sari, abriu os trabalhos saudando a delegação brasileira e a todos os presentes e enaltecendo a importância do evento.

Ato contínuo, o nosso presidente Márcio Ferreira fez uso da palavra agradecendo pela magnífica hospitalidade e acolhimento da Diretoria do Lastik-Is para logo em seguida falar sobre a macro Conjuntura Brasileira dos últimos 10 anos (2014/2024), começando pela eleição da presidente Dilma para o seu segundo mandato até às eleições municipais que ocorrerão no próximo dia 06 de Outubro. Nesta análise, o presidente Márcio mostrou todo o processo de polarização política que desencadeou o golpe na presidente Dilma, a prisão manipulada do presidente Lula e a ascensão da direita radical antissindical representada pela dupla lesa-pátria Temer-Bolsonaro e pelo avanço das bancadas conservadoras, tanto na Câmara como no Senado. E nesta primeira parte da sua apresentação pela manhã, o nosso presidente Márcio Ferreira também falou dos avanços sociais do governo Lula nos 18 meses do seu terceiro mandato, mesmo com todas as dificuldades impostas por um legislativo refratário as demandas inclusivas e progressistas.

Pelo Sindicato da Borracha Turco, falou sobre a conjuntura política, o companheiro Uzeyir Ataman, Diretor do Depto. de Educação e Negociação Coletiva do Lastik-Is, que citou os golpes de 1961, 1971 e 1980 que em muito prejudicaram o avanço da luta operária do país. Para discorrer sobre a história do movimento sindical da Turquia, tivemos a explanação da advogada do Lastik-Is, Tolga Demirel, que contou sobre as conquistas e reveses das lutas contra a exploração patronal na linha do tempo a partir dos anos 1920 até os dias atuais, lembrando a célebre palavra de ordem: nós somos trabalhadores e o nosso poder vem da nossa solidariedade.

Na segunda parte da sua apresentação pela manhã, o presidente Márcio fez um resumo das trajetórias de luta da FENABOR e do Sintrabor, desde a fundação das duas entidades, bem como os serviços prestados por ambas para a categoria da borracha no Brasil. No período da tarde, novamente o companheiro Ataman fez uso da palavra, desta vez dissertando sobre o perfil socioeconômico dos trabalhadores representados pelo Lastik-Is tanto no âmbito dos salários, bem como dos benefícios. Também em nome do Lastik-Is, falando das relações do Sindicato com o setor patronal e dos processos de negociação coletiva, contamos com a presença dos companheiros Ece Gokturk, especialista do Depto. de Negociação Coletiva e Salih Gur, chefe do Depto. de Imprensa e Publicação Educacional.

Em nome da FENABOR/ SINTRABOR, o presidente Márcio e os companheiros Edinelson Azevedo de Souza, vice-presidente do Sindicato de Americana e Osmir Rato, presidente do Sindicato de Sorocaba, fizeram as suas ponderações sobre as negociações com as empresas e as conquistas dos acordos coletivos do setor pneumático e da convenção coletiva do setor de artefatos de borracha com ênfase no Estado de São Paulo. O companheiro Márcio, aproveitou o ensejo para mostrar as principais cláusulas dos Acordos Coletivos da Bridgestone, Prometeon e Pirelli, além de entregar exemplares da Cartilha da Convenção Coletiva de Trabalho das empresas do Setor de Artefatos de Borracha aos dirigentes do Lastik-Is.

Para finalizar os trabalhos, o presidente do Sindicato da Borracha da Turquia, Alaaddin Sari parabenizou a todos pelo trabalho realizado e pela troca de informações mútuas que certamente contribuirão para o estreitamento do intercâmbio bilateral das entidades. Ao tecer as suas considerações no encerramento do evento, o presidente Márcio Ferreira reforçou o convite para uma próxima visita dos representantes do Lastik-Is ao Brasil e entregou lembranças da nossa delegação aos nossos anfitriões que tanto se empenharam para o sucesso dessa jornada internacional da classe trabalhadora da borracha.

Leave a comment

Leave a comment